quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aprofundando..."Fundação de São Paulo"!

              P5N, vocês são "DEMAIS", o trabalho em dupla utilizando a apostila "São Paulo, a nossa cidade!" foi inacreditável, vocês se superaram...vamos verificar como? Segue o prometido...

São Paulo, a nossa cidade! 

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A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 459 anos de sua existência, contra os mais de 512 anos do país.

Era uma cidade de difícil acesso, pois se arriscava a vida para escalar a Serra do Mar, quase uma muralha. Os primeiros jesuítas fixaram-se num platô onde já viviam os caciques Tibiriçá e sua gente, onde é hoje o convento de São Bento. Terra fértil, de grande campo e muitos pinheiros os inimigos não podiam chegar sem serem vistos. A cidade nasceu em 1554, com a formação do Colégio de São Paulo de Piratininga.

 1. Faça um desenho de como você imagina que era São Paulo em 1540.

Observação: escanearei os desenhos e postarei neste espaço, ok?

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2. Escreva 3 diferenças da cidade de São Paulo de hoje e a de 1540 ?


1. Hoje tem democracia. (GC/GLR/FC)

2. Modo de transporte. (PR/SG)

3. Os rios eram limpos, agora não mais. (ME/ICO)

4. Não tinha poluição. (EC/ICR/VJ)


Pátio do Colégio


Ao redor do colégio formou-se uma pequena povoação de índios convertidos, jesuítas e colonizadores. 

Verdadeiramente os portugueses estavam interessados em levar a colonização também para o planalto, porém sem prejudicar o processo que vinha se desenvolvendo no litoral, logo as autoridades portuguesas criaram em 1553 a vila de Santo André da Borda do Campo.

O encontro dos rios Anhangabaú e Tamanduateí

Em 1560, a população do povoado seria expressivamente ampliada, quando, por ordem de Mem de Sá, governador-geral da colônia, os habitantes da vila de Santo André da Borda do Campo foram transferidos para os arredores do colégio. A vila de Santo André foi extinta, e o povoado foi elevado a essa categoria, com o nome de “Vila de São Paulo de Piratininga”. Por ato régio foi criada, no mesmo, ano, sua Câmara Municipal, então chamada “Casa do Conselho”. Aconteceu provavelmente nesse mesmo ano de 1560 a criação da “Confraria da Misericórdia de São Paulo” (atual Santa Casa de Misericórdia).

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  1. Por que os padres escolheram este local para fundar o Colégio?

A localização, porque tinha dois rios, o clima era igual ao da Europa e porque era em um planalto. (PF/VJ)

Por causa da localização, tinha dois rios, era alto e tinha um clima semelhante ao da Europa. (GC/GLR/FC)

2. Em sua opinião, por que Santo André da Borda do Campo passou a se chamar São Paulo de Piratininga?


Porque os habitantes foram transferidos para São Paulo de Piratininga e então a Vila de Santo André foi extinta. (ZH/TA)

3. Analisando o texto você prefere morar em São Paulo de Piratininga ou São Paulo de agora, por quê?

Eu preferiria morar em São Paulo de Piratininga porque tudo era mais tranquilo e seguro. (SG/PR)

Prefiro morar na São Paulo de agora porque as pessoas têm mais direitos e escolhas. (ICO/ME)






Na obra acima, o pintor Oscar Pereira da Silva reproduz o que ele imaginou ter sido a cena da Fundação da Cidade de São Paulo, em torno da celebração da missa pelos padres jesuítas.

1. Observe a imagem e descreva-a:

Na imagem acima há várias pessoas reunidas 
para testemunhar a Fundação da Cidade de 
São Paulo. Os padres jesuítas reúnem todos 
para fazer uma missa para celebrar isso. No 
meio estão os padres Manuel da Nóbrega e 
José de Anchieta anunciando a fundação. (LS)

A imagem mostra um dia ensolarado com 
índios sentados embaio de palmeiras. Os 
índios estão ouvindo os padres 
atenciosamente. No centro da imagem tem 
uma cruz feita de madeira que representa a 
religião católica. (VJ/PF)


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2. Como você imagina que foi esse momento?

Eu imagino padres jesuítas ao lado do altar anunciando a fundação da Vila de São Paulo com os índios olhando para eles e não entendendo nada do que estava acontecendo. (FC/GC/GLR)

Imagino que esse momento foi maravilhoso porque todos estavam em um planalto com uma vista linda, tinha muita natureza e todos estavam muito felizes por ter a oportunidade de participar daquela cerimônia maravilhosa. (ME/ICO)



Em 25 de Janeiro de 1554, um grupo de religiosos jesuítas, chefiado pelo padre Manoel da Nóbrega e do qual fazia parte José de Anchieta fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga em um ponto mais avançado do planalto, sobre uma colina situada no encontro dos rios Anhangabaú e Tamanduateí.

A fundação de São Paulo está ligada da ao processo de ocupação e exploração das terras americanas pelos portugueses a partir do século XVI.

Inicialmente, os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo (1553), constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região.
    
Segundo os relatos dos padres, o lugar foi escolhido por seu clima agradável, sua vegetação do campo e suas águas limpas e abundantes. E o principal: pela presença, na região, de uma numerosa população indígena que já convivia com os portugueses, pronta para ser catequizada, batizada e transformada em um rebanho de fieis servidores da igreja católica.

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Por que a fundação foi feita entre os encontros dos rios Anhangabaú e Tamanduateí?


A fundação foi feita entre os dois rios porque tinha um clima agradável, sua vegetação era de campo e tinha águas limpas. Mas o principal, pela presença na região, de numerosa população indígena que já convivia com os portugueses.(ICO/ME - TA/ZH)



Observando as duas imagens do Pátio do Colégio, procure explicar quais as mudanças e permanências.

Mudanças: 

Ficou maior. (ICO/ME - PF/VJ - ICR/EC)

Casas ao lado. (TA/ZH)

Janelas. (TA/ZH)

Rua com asfalto, não de terra. (PE/LS)

Permanências:

Torre. (GLR/FC/GC - EC/ICR - ZH/TA - LE/CP)

A construção antiga. (ME/ICO - SG/PR - TA/ZH - EC/ICR - LS/PE - FC/GC/GLR)


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O abandono da antiga Vila Santo André aconteceu por causa da condição de pobreza e da situação de medo em que viviam seus habitantes diante das constantes ameaças de ataques dos Carijós e de outras tribos indígenas inimigas.

Isso levou o primeiro povoado paulista do planalto a sair da Borda do Campo e ir reunir-se ao que estava dentro dos campos de Piratininga para o interior de São Paulo se afirmando como posto de colonização portuguesa em terras paulistas.
       
A situação não estava nada boa na Vila de São Paulo, no entanto a pequena vila formada em torno do colégio dos padres ia crescendo cada vez mais assim como outros aldeamentos indígenas eram criados pelos jesuítas nas vizinhanças. Aldeamentos que viriam a ser a origem e dar o nome de atuais bairros paulistanos, como São Miguel Paulista, Pinheiros, Penha e Santo Amaro, e de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, Barueri e Carapicuíba.

Vila de São Paulo em torno do Pátio do Colégio



De onde surgiram os nomes destas cidades? 
Quem será que os escolheu? Responda com 
suas palavras.

Os nomes das cidades foram baseados em 
nomes de santos da religião católica. Pessoas 
que contribuíram para a união dos índios e dos 
portugueses deram nomes para outros 
lugares. (PE/LS)

Os portugueses deram os nomes em 
homenagem aos santos católicos e 
Guarulhos/Barueri/Carapicuíba receberam os 
nomes de palavras da língua dos índios. 
(ME/ICO)

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Escreva um parágrafo descrevendo a cena da 
imagem acima.

Essa imagem representa o padre jesuíta 
batizando os índios. Os padres trouxeram a 
religião católica para os nativos, os índios. 
(ME)

Eu vejo um dos jesuítas pedindo ajuda para os 
índios para achar novas terras. Ou explicando 
algumas regras que eles que começar a 
obedecer. (PR/SG)

A imagem acima mostra um padre com a mão 
levantada e a outra apoiada em um índio, mas 
tem dois índios e eles estão em uma mata 
(floresta). (TA/ZH)

Nessa imagem o padre está ensinando 
catequese aos índios e batizando eles. (EC)

Nessa imagem, o padre está na floresta 
ensinando catequese aos índios. Os índios 
estão olhando admirados para o padre. (ICR)

Na imagem acima, o padre Manuel da Nóbrega 
está perguntando aos índios se eles aceitam 
construir um povoado naquele terreno 
indígena. E os índios estão idolatrando o 
padre. (LS/PE)

Um padre ensinando índios sobre a religião 
católica e os índios ouvindo e se colocando em 
uma posição mais fraca. (FC/GLR)


O padre está ensinando sobre os costumes 
portugueses, por exemplo: religião católica e a 
língua portuguesa. (GC)

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O último dos Tamoios - Rodolfo Amoedo em 1883


Pode-se dizer que o nome do estado de São 
Paulo vem do nome da cidade de São Paulo, 
ela é a primeira vila colonial brasileira, 
que se tornou a capital do estado da maior 
cidade do país. Então, São Paulo é um estado 
brasileiro cujo nome nasceu nos primeiros 
tempos das capitanias hereditárias.

Naquela época um dos confrontos mais 
intensos que os portugueses enfrentaram na 
região do atual estado de São Paulo foi com 
os índios Tamoios, do grupo Tupinambá. 
Aqueles indígenas dominavam o litoral norte 
paulista e o litoral sul fluminense. Aliados 
dos franceses tornaram-se grande ameaça aos 
povoados e vilas organizados pelas 
colonizações portuguesas. Em determinado 
momento da guerra, os jesuítas Manuel da 
Nóbrega e José de Anchieta foram para região 
de Ubatuba. Ali conseguiram, em 1563, 
estabelecer um acordo de paz. Sobre esse 
acordo, escreveu Anchieta:

"Visitamos suas aldeias e eu dizendo-lhes 
que se alegrassem com nossa vinda e nossa 
amizade, que gostávamos de estar com eles 
para ensinar-lhes as coisas de Deus, que 
lhes daria saúde, alimento em abundância e a 
vitória sobre seus inimigos. Mas a razão 
principal que os levou a aceitar a paz não 
foi o medo dos cristãos nem a necessidade de 
suas coisas, que os franceses também lhes 
dão, como roupas, ferramentas e arcabuzes, 
e sim a possibilidade de agora guerrear com 
seus inimigos, os Tupi, que tem sido nossos 
aliados e dos quais, de uns tempos para cá, 
alguns também andam se levantando contra 
nós."


Como os jesuítas convenceram os Tamoios a 
aceitarem um acordo de paz e passar para o 
lado dos portugueses?

Eles aceitaram o acordo porque os padres 
prometeram que eles iriam ter alegria, 
amizade, saber mais sobre Deus, saúde, 
alimentos, abundância e a vitória sobre os 
seus inimigos. (ZH-VJ/PF)


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Registre um trecho da carta de Anchieta que 
justifique a sua resposta à questão anterior.




"...Mas a razão principal que os levou a aceitar 
a paz não foi o medo dos cristãos nem a 
necessidade de suas coisas, que os franceses 
também lhes dão, como roupas, ferramentas e 
arcabuzes, e sim a possibilidade de agora 
guerrear com seus inimigos, os Tupi..."



Por volta de 1600, a população da Vila de 
São Paulo era formada pelos colonos e suas 
famílias e principalmente por índios e 
mamelucos, os mestiços de índios e brancos.

A presença dos indígenas na vila de São 
Paulo foi muito importante, desde o começo. 
Os indígenas:

a)Faziam o trabalho pesado nas roças e os serviços domésticos.

b)Transportavam as cargas entre o planalto e litoral, descendo e subindo as encostas das serras do Mar.

c)Guiavam as expedições ao sertão.

d)Conheciam os caminhos por entre as matas e sabiam construir canoas de tronco inteiriço para navegar pelos rios.

e)Desciam os frutos das matas para alimentar-se durante as longas permanências nos sertões e as plantas que serviam de medicamento, para curar febres, ferimentos etc.

Assim, quando, nos tempos coloniais se dizia 
que os colonos paulistas sobreviveram com o 
remédio dos sertões, não era só maneira de 
falar, era a realidade: o principal remédio 
que as bandeiras iam buscar no sertão eram 
os próprios indígenas, capturados a força 
pelos bandeirantes.


Em sua opinião, por que os bandeirantes 
capturavam os índios para forçá-los a 
trabalhar? 

Os índios eram forçados a trabalhar para os 
brancos porque eles eram "diferentes" e não 
reclamavam, eles não atacavam os brancos. 
(PF)


Porque ninguém queria fazer aqueles 
trabalhos, então forçavam os índios a fazer. 
(ICO/ME)

Porque eles estavam acostumados a fazer 
aqueles trabalhos (de braço), estavam 
acostumados com aquelas regiões e os 
portugueses tinham muito poder. (PR/SG)

Porque os índios eram fortes, sabiam como 
construir canoas, sabiam todos os caminhos 
pela mata e sabiam os ingredientes para 
remédios. (ZH/TA)


Proprietários e índios cativos em São Paulo e Santana de Parnaíba - 1630-1699


     
Número de proprietários
      Número de índios cativos
1630-1639
99
2804
1640-1649
111
4060
1650-1659
142
5375
1660-1669
148
3752
1670-1679
138
3686
1680-1689
159
3623
1690-1699
71
1058














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Observe o quadro e responda:

a) Em que período as vila de São Paulo e Santana de Parnaíba apresentaram maior número de índios na sua população?

De 1650 a 1659.

b) Em que período as duas vilas apresentaram o maior número de proprietário de índios cativos?

De 1680 a 1689.




Os índios capturados pelos bandeirantes

A escravização indígena era uma atividade 
que gerava lucros internos, ou seja, a 
metrópole portuguesa não se beneficiava com 
ela.Portanto, a preferência pelo trabalho 
escravo negro e não pelo índio se deve ao 
fato de que o comércio internacional de 
escravos trazidos da costa africana era tão 
tentador que acabou se transformando no 
negócio mais lucrativo da Colônia.

Portugueses, holandeses e, no final do 
período colonial, brasileiros disputaram o 
controle dessa área tão lucrativa.Assim,
tráfico se tornou mais do que um meio de 
prover braços para a grande lavoura de 
exportação, mas uma potencial fonte de 
riqueza para quem vendia os escravos, 
tratados como coisa, produto.

Devido às dificuldades encontradas em 
escravizar os índios, a partir de 1570 a 
Coroa portuguesa passou a incentivar a 
importação de africanos, tomando também 
medidas para tentar evitar a escravização 
desenfreada e o morticínio indígena.

Porém, a transição da escravização indígena 
para a negra africana se deu de maneira 
diferente na América portuguesa, variando no 
tempo e no espaço. 

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Observando os dias de hoje, você acredita que 
ainda há escravidão em São Paulo? Por quê?

Sim. Porque ainda existem pessoas que 
contratam babás, faxineiras e não pagam 
corretamente. E também tem pessoas que 
tratam empregados como lixo. (VJ)

Sim, porque tem muitas pessoas malvadas 
que usam crianças como escravas. Tem 
também vários tipos de tráfico. (SG)

Sim, porque a escravidão dá muito lucro. 
(TA/ZH)

Em São Paulo não porque a lei não permite, as 
pessoas têm que pagar salário aos seus 
empregados. (GLR/GC/FC)

Sim. Ocasionalmente aparecem em fontes de 
informação casos de denúncias sobre 
mulheres sendo forçadas a se prostituir, 
homens sendo forçados a trabalhar e crianças 
sendo traficadas para outras famílias e países. 
(PE/LS)


O século XVII foi bastante agitado para o 
paulista. Além das expedições e das 
bandeiras, um episódio bastante peculiar 
colaborou para a movimentação na vida 
política da vila. Esse episódio ficou 
conhecido como Aclamação de Amador Bueno.




Em 1640, terminou o período do chamado 
Domínio Espanhol (1580-1640), quando as 
coroas portuguesas e Espanholas estiveram 
unidas. Em 1641, os paulistas terminam que 
novo governo de Portugal resolve proibir de 
vez a escravidão indígena. Além disso, 
temiam que os portugueses proibissem o 
comercio que era feito com os colonos 
espanhóis do rio da Prata.
           
Então, fazendeiros e comerciantes paulistas 
criarão em São Paulo uma espécie de reino 
independente. E aclamará como rei Amador 
Bueno, um morador local. Amador, porém, não 
aceitou participar do movimento e recusou o 
titulo de rei. Dias depois, os paulistas 
acabaram com o reino independente e juraram 
fidelidade ao rei de Portugal.

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Por que você acha que Amador Bueno 
recusou-se ao título de rei? Explique.



Eu acho que Amador Bueno recusou porque 
ele estava com medo de traição, que podia 
começar uma guerra ou também porque 
não era o tipo de cargo para ele. (PR/SG)


Porque ele podia ser assassinado pelos 
portugueses. (GR/GC/FC)



Ele não queria se expor aos portugueses 
porque sabia que teria punições horríveis e 
inimagináveis. (LS/PE)


Os acampamentos dos bandeirantes em suas viagens

Os bandeirantes andavam quase sempre 
descalços, vestidos com um colete feito de 
couro de anta e com um pequeno chapéu, 
também de pele de anta. Sua alimentação era 
feita a maneira indígena, sendo a mandioca o 
alimento básico, acompanhada de carne seca.
            
Com farinha de milho, feijão e toucinho, 
faziam o virado à paulista consumido frio. 
Quando faltava comida, ingeriam formigas, 
larvas, largados, sapos e cobra. Para 
cozinhar, montavam pequenas fogueiras a moda 
dos índios, usados três pedras colocadas no 
chão em forma de triângulo.

Antonio Raposo Tavares fez a travessia de 
São Paulo até Belém, no atual estado do 
Pará,usando os rios Tiete, Paraná, Paraguai, 
Madeira e Amazonas.


Fernão Dias Pais nasceu em 1608 e morreu em 
Minas Gerais no ano de 1681, passou sete 
anos nas matas das serras de Minas Gerais, 
abrindo caminho para a descoberta das minas 
de ouro. Juntou fortuna com o negócio de 
capturar e vender índios como escravos para 
os próprios colonos paulistas e para colonos 
de outras capitais. Depois, ganhou fama 
procurando ouro e pedras preciosas, as 
esmeraldas, nos sertões de Minas Gerais. No 
comando da expedição, por lá andou nos seus 
últimos anos de vida e ali morreu, sem 
encontrar as valiosas pedras verdes.





Manoel de Borba Gato, genro de Fernão Dias, 
foi um dos descobridores de ouro na região 
de Sabará, em Minas Gerais.

Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera descobriu as minas de Goiás.

Se, por um lado, a bravura dos bandeirantes 
e a grande contribuição que deram para a 
expansão do nosso território não podem ser 
esquecidas, temos de lembrar que a atuação 
deles foi cercada por muita violência e 
crueldade.

É importante lembrar, por exemplo, que as 
bandeiras tinham como um dos seus objetivos 
a captura de índios para trabalhar como 
escravos nas vilas e cidades que se 
formavam. Além disso, alguns donatários 
e governadores-gerais incumbiam os 
bandeirantes de trazer de volta os escravos 
fugitivos, indígenas ou negros, que se 
escondiam no sertão.

Os bandeirantes usavam de muita violência 
nessas ações. Eles também entraram em 
conflito com os jesuítas Muitas vezes, os 
bandeirantes invadiam e destruíam as 
missões, os aldeamentos fundados pelos 
padres para catequizar os indígena e adaptá-
los ao trabalho. Além de catequizar, os 
jesuítas utilizavam a mão-de-obra indígena 
em diversas atividades realizadas nos 
aldeamentos. Como esses índios já estavam 
adaptados ao trabalho, os bandeirantes 
invadiam as missões para aprisioná-los e 
comercializá-los como escravos.

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Atividade oral:

Em sua opinião, quem foi o mais prejudicado 
com a Fundação de São Paulo? Os índios, os 
jesuítas, os colonizadores ou os bandeirantes?


Índios, as terras foram desmatadas, eles se 
tornaram escravos e perderam a liberdade. 
(PR/SG/CP)

Os índios porque foram forçados a trabalhar, 
foram escravizados. (ME/ICO/TA, PF/VJ)

Os índios porque os portugueses tomaram os 
lugares que eles moravam, obrigaram-nos a 
trocar de religião e os escravizaram. 
(FC/GC/GR)


Pensando nos dias de hoje, se você fosse um 
bandeirantes, você também capturaria os 
índios para escravizá-los? Por quê?

Não, porque eles também têm liberdade e não 
são obrigados a ser escravos e têm os seus 
costumes. (PR/SG/CP)


Não, porque isso não é justo e não se deve 
escravizar ninguém. (ME/ICO/TA)







Tribos indígenas

Observe o mapa e localize quantas tribos 
indígenas ainda existem. Quais são?


Não está aparecendo no mapa porque cada 
área indígena pode ter muitas tribos 
diferentes, o único que dá para deduzir pela 
legenda é a GUARANI.

O que aconteceu com os índios de São Paulo? 
Onde eles estão? Explique.

Os índios fugiam dos portugueses para o 
interior do Brasil, mas atualmente de acordo 
com o mapa, eles ficam mais no litoral do 
estado de São Paulo. (Todos)

Eles deixaram as tribos para morar na cidade. 
(EC)

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Seminário

Prepare com o seu grupo uma apresentação 
para a classe respondendo uma das seguintes 
perguntas:

1. O que mudou em São Paulo?

Ótimas respostas dadas em voz alta, resumindo-as:

Rios, natureza, muita poluição. (Melhor 
apresentação da resposta: ME/ICO/TA)

Não temos guerras e somos mais evoluídos. 
(GC/FC/GR)


2. Refletindo sobre o que foi estudado, pense: você prefere morar na São Paulo de Piratininga ou na São Paulo de agora? Por quê?

São Paulo de hoje por causa da tecnologia, 
transporte, liberdade de seguir uma religião, 
construções, conforto, tem mais pessoas. Tem 
a poluição, mas a gente tenta diminuir isso. 
(SG/PR/CP)

Imagine-se fazendo uma viagem desde a 
cidade de São Paulo de Piratininga até a São 
Paulo de hoje.


Tento imaginar sob vários pontos de vista: eu chegando de Portugal e 
tendo que fazer este caminho e o outro através dos costumes e dos dois 
cenários diferentes.

Eu chegando de Portugal: as dificuldades oferecidas pela natureza, os 
obstáculos naturais. Hoje a Serra do Mar é ao meu ver intransponível para 
caminhada, imaginemos na época que esses portugueses chegaram, subi-la 
para os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta já foi mais fácil do 
que para João Ramalho que os guiou. Os índios estavam acostumados, 
logo, conheciam as trilhas no meio da mata cerrada, mas isso também não 
significa que era fácil para eles. Atingir a região de São Paulo de 
Piratininga seria árduo, picadas de insetos, cansaço, subidas desafiadoras, 
chuvas, animais e estar na dependência de homens totalmente diferentes 
de mim, minha vida na mão de desconhecidos que poderiam me abandonar 
por ali e eu morreria com toda a certeza. Teria sido uma experiência 
assustadora, mesmo encantada pela floresta e toda o colorido, o lindo céu 
azul, o sol presente, as noites estreladas, eu teria ficado traumatizada e 
isso me levaria a fixar residência na tal "Villa de São Paulo do Piratininga", 
só para não ter que fazer o caminho de volta.

Viver num povoamento há 558 anos como sou atualmente:

1. Experiência incrível, mas eu com toda a certeza sentiria falta da energia elétrica, da água encanada, de fogão, chuveiro, material de limpeza.

Apenas observaria, tiraria fotos e tentaria me comunicar com os padres, 
mas seria muito difícil, sem a menor dúvida.

Viver no povoamento e visitar São Paulo de hoje:

Ficaria assustadíssima, não conseguiria me comunicar e procuraria 
desenhar tudo o que via, sem entender nada, nada, nada! (Dona R.)



Fonte: http://viajamos.com.br/profiles/blogs/funda-o-de-s-o-paulo-25-de-janeiro(atividade adaptada 
para fins didáticos)


Eis os resultados em tabela:








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