P5N, vocês são "DEMAIS", o trabalho em dupla utilizando a apostila "São Paulo, a nossa cidade!" foi inacreditável, vocês se superaram...vamos verificar como? Segue o prometido...
São Paulo, a nossa cidade!
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A história da cidade
de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 459 anos de sua existência, contra os mais de 512 anos do país.
Era uma cidade de difícil acesso,
pois se arriscava a vida para escalar a Serra do Mar, quase uma muralha. Os
primeiros jesuítas fixaram-se num platô onde já viviam os caciques Tibiriçá e
sua gente, onde é hoje o convento de São Bento. Terra fértil, de grande campo e
muitos pinheiros os inimigos não podiam chegar sem serem vistos. A cidade
nasceu em 1554, com a formação do Colégio de São Paulo de Piratininga.
1. Faça um desenho de
como você imagina que era São Paulo em 1540.
Observação: escanearei os desenhos e postarei neste espaço, ok?
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2. Escreva 3
diferenças da cidade de São Paulo de hoje e a de 1540 ?
1. Hoje tem democracia. (GC/GLR/FC)
2. Modo de transporte. (PR/SG)
3. Os rios eram limpos, agora não mais. (ME/ICO)
4. Não tinha poluição. (EC/ICR/VJ)
Pátio do Colégio
Ao redor do colégio formou-se uma pequena povoação de
índios convertidos, jesuítas e colonizadores.
Verdadeiramente
os portugueses estavam interessados em levar a colonização também para o
planalto, porém sem prejudicar o processo que vinha se desenvolvendo no
litoral, logo as autoridades portuguesas criaram em 1553 a vila de Santo André
da Borda do Campo.
O encontro dos rios
Anhangabaú e Tamanduateí
Em 1560, a população do povoado seria expressivamente
ampliada, quando, por ordem de Mem de Sá, governador-geral da colônia, os
habitantes da vila de Santo André da Borda do Campo foram transferidos para os
arredores do colégio. A vila de Santo André foi extinta, e o povoado foi elevado a
essa categoria, com o nome de “Vila de São Paulo de Piratininga”. Por ato régio foi criada, no mesmo, ano, sua Câmara Municipal, então chamada “Casa do
Conselho”. Aconteceu provavelmente nesse mesmo ano de 1560 a criação da “Confraria da
Misericórdia de São Paulo” (atual Santa Casa de Misericórdia).
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1. Por que os padres escolheram este local para fundar o
Colégio?
A localização, porque tinha dois rios, o clima era igual ao da Europa e porque era em um planalto. (PF/VJ)
Por causa da localização, tinha dois rios, era alto e tinha um clima semelhante ao da Europa. (GC/GLR/FC)
2. Em sua opinião, por que Santo André da Borda do Campo passou a se chamar São Paulo de Piratininga?
Porque os habitantes foram transferidos para São Paulo de Piratininga e então a Vila de Santo André foi extinta. (ZH/TA)
3. Analisando o texto você prefere morar em São Paulo de
Piratininga ou São Paulo de agora, por quê?
Eu preferiria morar em São Paulo de Piratininga porque tudo era mais tranquilo e seguro. (SG/PR)
Prefiro morar na São Paulo de agora porque as pessoas têm mais direitos e escolhas. (ICO/ME)
Na obra acima, o pintor Oscar Pereira da Silva reproduz o que ele imaginou ter sido a cena da Fundação da Cidade de São Paulo, em torno da celebração da missa pelos padres jesuítas.
1. Observe a imagem e descreva-a:
Na imagem acima há várias pessoas reunidas
para testemunhar a Fundação da Cidade de
São Paulo. Os padres jesuítas reúnem todos
para fazer uma missa para celebrar isso. No
meio estão os padres Manuel da Nóbrega e
José de Anchieta anunciando a fundação. (LS)
A imagem mostra um dia ensolarado com
índios sentados embaio de palmeiras. Os
índios estão ouvindo os padres
atenciosamente. No centro da imagem tem
uma cruz feita de madeira que representa a
religião católica. (VJ/PF)
para testemunhar a Fundação da Cidade de
São Paulo. Os padres jesuítas reúnem todos
para fazer uma missa para celebrar isso. No
meio estão os padres Manuel da Nóbrega e
José de Anchieta anunciando a fundação. (LS)
A imagem mostra um dia ensolarado com
índios sentados embaio de palmeiras. Os
índios estão ouvindo os padres
atenciosamente. No centro da imagem tem
uma cruz feita de madeira que representa a
religião católica. (VJ/PF)
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2. Como você imagina que foi esse momento?
Eu imagino padres jesuítas ao lado do altar anunciando a fundação da Vila de São Paulo com os índios olhando para eles e não entendendo nada do que estava acontecendo. (FC/GC/GLR)
Imagino que esse momento foi maravilhoso porque todos estavam em um planalto com uma vista linda, tinha muita natureza e todos estavam muito felizes por ter a oportunidade de participar daquela cerimônia maravilhosa. (ME/ICO)
Em 25 de Janeiro de 1554, um grupo de religiosos
jesuítas, chefiado pelo padre Manoel da Nóbrega e do qual fazia parte José de
Anchieta fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga em um ponto mais
avançado do planalto, sobre uma colina situada no encontro dos rios Anhangabaú
e Tamanduateí.
A
fundação de São Paulo está ligada da ao processo de ocupação e exploração das
terras americanas pelos portugueses a partir do século XVI.
Inicialmente,
os colonizadores fundaram a Vila de Santo André da Borda do Campo (1553),
constantemente ameaçada pelos povos indígenas da região.
Segundo
os relatos dos padres, o lugar foi escolhido por seu clima agradável, sua
vegetação do campo e suas águas limpas e abundantes. E o principal: pela presença,
na região, de uma numerosa população indígena que já convivia com os
portugueses, pronta para ser catequizada, batizada e transformada em um rebanho
de fieis servidores da igreja católica.
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Por que a fundação foi feita entre os encontros dos rios Anhangabaú e Tamanduateí?
A fundação foi feita entre os dois rios porque tinha um clima agradável, sua vegetação era de campo e tinha águas limpas. Mas o principal, pela presença na região, de numerosa população indígena que já convivia com os portugueses.(ICO/ME - TA/ZH)
Observando as duas imagens do Pátio do Colégio,
procure explicar quais as mudanças e permanências.
Ficou maior. (ICO/ME - PF/VJ - ICR/EC)
Casas ao lado. (TA/ZH)
Janelas. (TA/ZH)
Janelas. (TA/ZH)
Rua com asfalto, não de terra. (PE/LS)
Permanências:
Torre. (GLR/FC/GC - EC/ICR - ZH/TA - LE/CP)
A construção antiga. (ME/ICO - SG/PR - TA/ZH - EC/ICR - LS/PE - FC/GC/GLR)
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O abandono da antiga Vila Santo André aconteceu por
causa da condição de pobreza e da situação de medo em que viviam seus
habitantes diante das constantes ameaças de ataques dos Carijós e de outras
tribos indígenas inimigas.
Isso
levou o primeiro povoado paulista do planalto a sair da Borda do Campo e ir
reunir-se ao que estava dentro dos campos de Piratininga para o interior de São
Paulo se afirmando como posto de colonização portuguesa em terras paulistas.
A
situação não estava nada boa na Vila de São Paulo, no entanto a pequena vila
formada em torno do colégio dos padres ia crescendo cada vez mais assim como
outros aldeamentos indígenas eram criados pelos jesuítas nas vizinhanças.
Aldeamentos que viriam a ser a origem e dar o nome de atuais bairros
paulistanos, como São Miguel Paulista, Pinheiros, Penha e Santo Amaro, e de
cidades da Região Metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, Barueri e
Carapicuíba.
Vila de São Paulo em torno do Pátio
do Colégio
De onde surgiram os nomes destas cidades?
Quem será que os escolheu? Responda com
suas palavras.
Os nomes das cidades foram baseados em
nomes de santos da religião católica. Pessoas
que contribuíram para a união dos índios e dos
portugueses deram nomes para outros
lugares. (PE/LS)
Os portugueses deram os nomes em
homenagem aos santos católicos e
Guarulhos/Barueri/Carapicuíba receberam os
nomes de palavras da língua dos índios.
(ME/ICO)
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Escreva um parágrafo descrevendo a cena da
imagem acima.
Essa imagem representa o padre jesuíta
batizando os índios. Os padres trouxeram a
religião católica para os nativos, os índios.
(ME)
Eu vejo um dos jesuítas pedindo ajuda para os
índios para achar novas terras. Ou explicando
algumas regras que eles que começar a
obedecer. (PR/SG)
A imagem acima mostra um padre com a mão
levantada e a outra apoiada em um índio, mas
tem dois índios e eles estão em uma mata
(floresta). (TA/ZH)
Nessa imagem o padre está ensinando
catequese aos índios e batizando eles. (EC)
Nessa imagem, o padre está na floresta
ensinando catequese aos índios. Os índios
estão olhando admirados para o padre. (ICR)
Na imagem acima, o padre Manuel da Nóbrega
está perguntando aos índios se eles aceitam
construir um povoado naquele terreno
indígena. E os índios estão idolatrando o
padre. (LS/PE)
Um padre ensinando índios sobre a religião
católica e os índios ouvindo e se colocando em
uma posição mais fraca. (FC/GLR)
O padre está ensinando sobre os costumes
portugueses, por exemplo: religião católica e a
língua portuguesa. (GC)
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O último dos Tamoios - Rodolfo Amoedo em 1883
Pode-se dizer que o nome do estado de São
Paulo vem do
nome da cidade de São Paulo,
ela é a primeira vila colonial brasileira,
que se
tornou a capital do estado da maior
cidade do país. Então, São Paulo é um
estado
brasileiro cujo nome nasceu nos primeiros
tempos das capitanias
hereditárias.
Naquela época um dos confrontos mais
intensos que os
portugueses enfrentaram na
região do atual estado de São Paulo foi com
os
índios Tamoios, do grupo Tupinambá.
Aqueles indígenas dominavam o litoral norte
paulista e o litoral sul fluminense. Aliados
dos franceses tornaram-se grande
ameaça aos
povoados e vilas organizados pelas
colonizações portuguesas. Em
determinado
momento da guerra, os jesuítas Manuel da
Nóbrega e José de Anchieta
foram para região
de Ubatuba. Ali conseguiram, em 1563,
estabelecer um acordo
de paz. Sobre esse
acordo, escreveu Anchieta:
"Visitamos suas aldeias e eu dizendo-lhes
que se alegrassem com nossa vinda
e nossa
amizade, que gostávamos de estar com eles
para ensinar-lhes as coisas
de Deus, que
lhes daria saúde, alimento em abundância e a
vitória sobre seus
inimigos. Mas a razão
principal que os levou a aceitar a paz não
foi o medo dos
cristãos nem a necessidade de
suas coisas, que os franceses também lhes
dão,
como roupas, ferramentas e arcabuzes,
e sim a possibilidade de agora guerrear
com
seus inimigos, os Tupi, que tem sido nossos
aliados e dos quais, de uns
tempos para cá,
alguns também andam se levantando contra
nós."
Como os jesuítas convenceram os Tamoios a
aceitarem um acordo de paz e passar para o
lado dos portugueses?
Eles aceitaram o acordo porque os padres
prometeram que eles iriam ter alegria,
amizade, saber mais sobre Deus, saúde,
alimentos, abundância e a vitória sobre os
seus inimigos. (ZH-VJ/PF)
prometeram que eles iriam ter alegria,
amizade, saber mais sobre Deus, saúde,
alimentos, abundância e a vitória sobre os
seus inimigos. (ZH-VJ/PF)
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Registre um trecho da carta de Anchieta que
justifique a sua resposta à questão anterior.
"...Mas a razão principal que os levou a aceitar
a paz não foi o medo dos cristãos nem a
necessidade de suas coisas, que os franceses
também lhes dão, como roupas, ferramentas e
arcabuzes, e sim a possibilidade de agora
guerrear com seus inimigos, os Tupi..."
Por volta de 1600, a população da Vila de
São Paulo
era formada pelos colonos e suas
famílias e principalmente por índios e
mamelucos, os mestiços de índios e brancos.
A presença dos indígenas na vila de São
Paulo foi
muito importante, desde o começo.
Os indígenas:
a)Faziam
o trabalho pesado nas roças e os serviços domésticos.
b)Transportavam
as cargas entre o planalto e litoral, descendo e subindo as encostas das serras
do Mar.
c)Guiavam
as expedições ao sertão.
d)Conheciam
os caminhos por entre as matas e sabiam construir canoas de tronco inteiriço
para navegar pelos rios.
e)Desciam
os frutos das matas para alimentar-se durante as longas permanências nos
sertões e as plantas que serviam de medicamento, para curar febres, ferimentos
etc.
Assim, quando, nos tempos coloniais se dizia
que os
colonos paulistas sobreviveram com o
remédio dos sertões, não era só maneira de
falar, era a realidade: o principal remédio
que as bandeiras iam buscar no
sertão eram
os próprios indígenas, capturados a força
pelos bandeirantes.
Em sua opinião, por que os bandeirantes
capturavam os índios para forçá-los a
trabalhar?
Os índios eram forçados a trabalhar para os
brancos porque eles eram "diferentes" e não
reclamavam, eles não atacavam os brancos.
(PF)
Porque ninguém queria fazer aqueles
trabalhos, então forçavam os índios a fazer.
(ICO/ME)
Porque eles estavam acostumados a fazer
aqueles trabalhos (de braço), estavam
acostumados com aquelas regiões e os
portugueses tinham muito poder. (PR/SG)
Porque os índios eram fortes, sabiam como
construir canoas, sabiam todos os caminhos
pela mata e sabiam os ingredientes para
remédios. (ZH/TA)
Proprietários e índios cativos em São Paulo e Santana de Parnaíba - 1630-1699
Número de proprietários
|
Número de índios cativos
|
|
1630-1639
|
99
|
2804
|
1640-1649
|
111
|
4060
|
1650-1659
|
142
|
5375
|
1660-1669
|
148
|
3752
|
1670-1679
|
138
|
3686
|
1680-1689
|
159
|
3623
|
1690-1699
|
71
|
1058
|
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Observe o quadro e responda:
a) Em que período as vila de São Paulo e Santana de
Parnaíba apresentaram maior número de índios na sua população?
De 1650 a 1659.
De 1650 a 1659.
b) Em que período as duas vilas apresentaram o maior número de proprietário
de índios cativos?
De 1680 a 1689.
De 1680 a 1689.
Os índios capturados pelos bandeirantes
A escravização indígena era uma atividade
que gerava lucros internos, ou seja, a
metrópole portuguesa não se beneficiava com
ela.Portanto, a preferência pelo trabalho
que gerava lucros internos, ou seja, a
metrópole portuguesa não se beneficiava com
ela.Portanto, a preferência pelo trabalho
escravo negro e
não pelo índio se deve ao
fato de que o comércio internacional de
escravos trazidos da costa africana era tão
tentador que acabou se transformando no
negócio mais lucrativo da Colônia.
fato de que o comércio internacional de
escravos trazidos da costa africana era tão
tentador que acabou se transformando no
negócio mais lucrativo da Colônia.
Portugueses, holandeses e, no final do
período colonial, brasileiros disputaram o
controle dessa área tão lucrativa.Assim,o
tráfico se tornou mais do que um meio de
prover braços para a grande lavoura de
exportação, mas uma potencial fonte de
período colonial, brasileiros disputaram o
controle dessa área tão lucrativa.Assim,o
tráfico se tornou mais do que um meio de
prover braços para a grande lavoura de
exportação, mas uma potencial fonte de
riqueza para quem vendia os escravos,
tratados como coisa, produto.
tratados como coisa, produto.
Devido às dificuldades encontradas em
escravizar os índios, a partir de 1570 a
Coroa portuguesa passou a incentivar a
importação de africanos, tomando também
medidas para tentar evitar a escravização
desenfreada e o morticínio indígena.
escravizar os índios, a partir de 1570 a
Coroa portuguesa passou a incentivar a
importação de africanos, tomando também
medidas para tentar evitar a escravização
desenfreada e o morticínio indígena.
Porém, a transição da escravização indígena
para a negra africana se deu de maneira
para a negra africana se deu de maneira
diferente na América portuguesa, variando no
tempo e no espaço.
tempo e no espaço.
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Observando os dias de hoje, você acredita que
ainda há escravidão em São Paulo? Por quê?
Sim. Porque ainda existem pessoas que
contratam babás, faxineiras e não pagam
corretamente. E também tem pessoas que
tratam empregados como lixo. (VJ)
Sim, porque tem muitas pessoas malvadas
que usam crianças como escravas. Tem
também vários tipos de tráfico. (SG)
contratam babás, faxineiras e não pagam
corretamente. E também tem pessoas que
tratam empregados como lixo. (VJ)
Sim, porque tem muitas pessoas malvadas
que usam crianças como escravas. Tem
também vários tipos de tráfico. (SG)
Sim, porque a escravidão dá muito lucro.
(TA/ZH)
(TA/ZH)
Em São Paulo não porque a lei não permite, as
pessoas têm que pagar salário aos seus
empregados. (GLR/GC/FC)
pessoas têm que pagar salário aos seus
empregados. (GLR/GC/FC)
Sim. Ocasionalmente aparecem em fontes de
informação casos de denúncias sobre
mulheres sendo forçadas a se prostituir,
homens sendo forçados a trabalhar e crianças
sendo traficadas para outras famílias e países.
(PE/LS)
informação casos de denúncias sobre
mulheres sendo forçadas a se prostituir,
homens sendo forçados a trabalhar e crianças
sendo traficadas para outras famílias e países.
(PE/LS)
O século XVII foi bastante agitado para o
paulista.
Além das expedições e das
bandeiras, um episódio bastante peculiar
colaborou para a movimentação na vida
política da vila. Esse episódio ficou
conhecido como Aclamação de Amador Bueno.
bandeiras, um episódio bastante peculiar
colaborou para a movimentação na vida
política da vila. Esse episódio ficou
conhecido como Aclamação de Amador Bueno.
Em 1640, terminou o período do chamado
Domínio Espanhol (1580-1640), quando as
coroas portuguesas e Espanholas estiveram
unidas. Em 1641, os paulistas terminam que o
novo governo de Portugal resolve proibir de
vez a escravidão indígena. Além disso,
temiam que os portugueses proibissem o
comercio que era feito com os colonos
espanhóis do rio da Prata.
Domínio Espanhol (1580-1640), quando as
coroas portuguesas e Espanholas estiveram
unidas. Em 1641, os paulistas terminam que o
novo governo de Portugal resolve proibir de
vez a escravidão indígena. Além disso,
temiam que os portugueses proibissem o
comercio que era feito com os colonos
espanhóis do rio da Prata.
Então,
fazendeiros e comerciantes paulistas
criarão em São Paulo uma espécie de reino
independente. E aclamará como rei Amador
Bueno, um morador local. Amador, porém, não
aceitou participar do movimento e recusou o
titulo de rei. Dias depois, os paulistas
acabaram com o reino independente e juraram
fidelidade ao rei de Portugal.
criarão em São Paulo uma espécie de reino
independente. E aclamará como rei Amador
Bueno, um morador local. Amador, porém, não
aceitou participar do movimento e recusou o
titulo de rei. Dias depois, os paulistas
acabaram com o reino independente e juraram
fidelidade ao rei de Portugal.
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Por que você acha que Amador Bueno
recusou-se ao título de rei? Explique.
Eu acho que Amador Bueno recusou porque
recusou-se ao título de rei? Explique.
Eu acho que Amador Bueno recusou porque
ele estava com
medo de traição, que podia
começar uma guerra ou também porque
começar uma guerra ou também porque
não era o tipo
de cargo para ele. (PR/SG)
Porque ele podia ser assassinado pelos
portugueses.
(GR/GC/FC)
Ele não queria se expor aos portugueses
porque sabia que teria punições horríveis e
inimagináveis. (LS/PE)
porque sabia que teria punições horríveis e
inimagináveis. (LS/PE)
Os acampamentos dos bandeirantes
em suas viagens
Os
bandeirantes andavam quase sempre
descalços, vestidos com um colete feito de
descalços, vestidos com um colete feito de
couro de anta e com um pequeno chapéu,
também de pele de anta. Sua alimentação era
também de pele de anta. Sua alimentação era
feita a maneira indígena, sendo a mandioca o
alimento básico, acompanhada de carne seca.
alimento básico, acompanhada de carne seca.
Com
farinha de milho, feijão e toucinho,
faziam o virado à paulista consumido frio.
Quando faltava comida, ingeriam formigas,
larvas, largados, sapos e cobra. Para
cozinhar, montavam pequenas fogueiras a moda
dos índios, usados três pedras colocadas no
chão em forma de triângulo.
faziam o virado à paulista consumido frio.
Quando faltava comida, ingeriam formigas,
larvas, largados, sapos e cobra. Para
cozinhar, montavam pequenas fogueiras a moda
dos índios, usados três pedras colocadas no
chão em forma de triângulo.
Antonio Raposo Tavares fez a travessia de
São Paulo até Belém, no atual estado do
Pará,usando os rios Tiete, Paraná, Paraguai,
Madeira e Amazonas.
São Paulo até Belém, no atual estado do
Pará,usando os rios Tiete, Paraná, Paraguai,
Madeira e Amazonas.
Minas Gerais no ano de 1681, passou sete
anos nas matas das serras de Minas Gerais,
abrindo caminho para a descoberta das minas
de ouro. Juntou fortuna com o negócio de
capturar e vender índios como escravos para
os próprios colonos paulistas e para colonos
de outras capitais. Depois, ganhou fama
procurando ouro e pedras preciosas, as
esmeraldas, nos sertões de Minas Gerais. No
comando da expedição, por lá andou nos seus
últimos anos de vida e ali morreu, sem
encontrar as valiosas pedras verdes.
Manoel de Borba Gato, genro de Fernão Dias,
foi um dos descobridores de ouro na região
de Sabará, em Minas Gerais.
foi um dos descobridores de ouro na região
de Sabará, em Minas Gerais.
Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera descobriu as minas de Goiás.
Se, por um lado, a bravura dos bandeirantes
e a grande contribuição que deram para a
expansão do nosso território não podem ser
esquecidas, temos de lembrar que a atuação
deles foi cercada por muita violência e
crueldade.
e a grande contribuição que deram para a
expansão do nosso território não podem ser
esquecidas, temos de lembrar que a atuação
deles foi cercada por muita violência e
crueldade.
É importante lembrar, por exemplo, que as
bandeiras tinham como um dos seus objetivos
a captura de índios para trabalhar como
escravos nas vilas e cidades que se
formavam. Além disso, alguns donatários
e governadores-gerais incumbiam os
bandeirantes de trazer de volta os escravos
fugitivos, indígenas ou negros, que se
escondiam no sertão.
bandeiras tinham como um dos seus objetivos
a captura de índios para trabalhar como
escravos nas vilas e cidades que se
formavam. Além disso, alguns donatários
e governadores-gerais incumbiam os
bandeirantes de trazer de volta os escravos
fugitivos, indígenas ou negros, que se
escondiam no sertão.
Os bandeirantes usavam de muita violência
nessas ações. Eles também entraram em
conflito com os jesuítas Muitas vezes, os
bandeirantes invadiam e destruíam as
missões, os aldeamentos fundados pelos
padres para catequizar os indígena e adaptá-
los ao trabalho. Além de catequizar, os
jesuítas utilizavam a mão-de-obra indígena
em diversas atividades realizadas nos
aldeamentos. Como esses índios já estavam
adaptados ao trabalho, os bandeirantes
invadiam as missões para aprisioná-los e
comercializá-los como escravos.
nessas ações. Eles também entraram em
conflito com os jesuítas Muitas vezes, os
bandeirantes invadiam e destruíam as
missões, os aldeamentos fundados pelos
padres para catequizar os indígena e adaptá-
los ao trabalho. Além de catequizar, os
jesuítas utilizavam a mão-de-obra indígena
em diversas atividades realizadas nos
aldeamentos. Como esses índios já estavam
adaptados ao trabalho, os bandeirantes
invadiam as missões para aprisioná-los e
comercializá-los como escravos.
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Atividade oral:
Em sua opinião, quem foi o mais prejudicado
com a Fundação de São Paulo? Os índios, os
jesuítas, os colonizadores ou os bandeirantes?
com a Fundação de São Paulo? Os índios, os
jesuítas, os colonizadores ou os bandeirantes?
Índios, as terras foram desmatadas, eles se
tornaram escravos e perderam a liberdade.
(PR/SG/CP)
tornaram escravos e perderam a liberdade.
(PR/SG/CP)
Os índios porque foram forçados a trabalhar,
foram escravizados. (ME/ICO/TA, PF/VJ)
foram escravizados. (ME/ICO/TA, PF/VJ)
Os índios porque os portugueses tomaram os
lugares que eles moravam, obrigaram-nos a
trocar de religião e os escravizaram.
(FC/GC/GR)
lugares que eles moravam, obrigaram-nos a
trocar de religião e os escravizaram.
(FC/GC/GR)
Pensando nos dias de hoje, se você fosse um
bandeirantes, você também capturaria os
índios para escravizá-los? Por quê?
Não, porque eles também têm liberdade e não
são obrigados a ser escravos e têm os seus
costumes. (PR/SG/CP)
costumes. (PR/SG/CP)
Não, porque isso não é justo e não se deve
escravizar ninguém. (ME/ICO/TA)
escravizar ninguém. (ME/ICO/TA)
Tribos indígenas
Observe o mapa e localize quantas tribos
indígenas ainda existem. Quais são?
Não está aparecendo no mapa porque cada
área indígena pode ter muitas tribos
diferentes, o único que dá para deduzir pela
legenda é a GUARANI.
indígenas ainda existem. Quais são?
Não está aparecendo no mapa porque cada
área indígena pode ter muitas tribos
diferentes, o único que dá para deduzir pela
legenda é a GUARANI.
O que aconteceu com os índios de São Paulo?
Onde eles estão? Explique.
Os índios fugiam dos portugueses para o
interior do Brasil, mas atualmente de acordo
com o mapa, eles ficam mais no litoral do
estado de São Paulo. (Todos)
Eles deixaram as tribos para morar na cidade.
Onde eles estão? Explique.
Os índios fugiam dos portugueses para o
interior do Brasil, mas atualmente de acordo
com o mapa, eles ficam mais no litoral do
estado de São Paulo. (Todos)
Eles deixaram as tribos para morar na cidade.
(EC)
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Seminário
Prepare com o seu grupo uma apresentação
para a classe respondendo uma das seguintes
perguntas:
para a classe respondendo uma das seguintes
perguntas:
1. O que mudou em São Paulo?
Ótimas respostas dadas em voz alta, resumindo-as:
Rios, natureza, muita poluição. (Melhor
apresentação da resposta: ME/ICO/TA)
Não temos guerras e somos mais evoluídos.
(GC/FC/GR)
Ótimas respostas dadas em voz alta, resumindo-as:
Rios, natureza, muita poluição. (Melhor
apresentação da resposta: ME/ICO/TA)
Não temos guerras e somos mais evoluídos.
(GC/FC/GR)
2. Refletindo sobre o que foi estudado, pense: você prefere morar na São Paulo de Piratininga ou na São Paulo de agora? Por quê?
São Paulo de hoje por causa da tecnologia,
transporte, liberdade de seguir uma religião,
construções, conforto, tem mais pessoas. Tem
a poluição, mas a gente tenta diminuir isso.
(SG/PR/CP)
Imagine-se fazendo uma viagem desde a
cidade de São Paulo de Piratininga até a São
Paulo de hoje.
cidade de São Paulo de Piratininga até a São
Paulo de hoje.
Tento imaginar sob vários pontos de vista: eu chegando de Portugal e
tendo que fazer este caminho e o outro através dos costumes e dos dois
cenários diferentes.
Eu chegando de Portugal: as dificuldades oferecidas pela natureza, os
obstáculos naturais. Hoje a Serra do Mar é ao meu ver intransponível para
caminhada, imaginemos na época que esses portugueses chegaram, subi-la
para os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta já foi mais fácil do
que para João Ramalho que os guiou. Os índios estavam acostumados,
logo, conheciam as trilhas no meio da mata cerrada, mas isso também não
significa que era fácil para eles. Atingir a região de São Paulo de
Piratininga seria árduo, picadas de insetos, cansaço, subidas desafiadoras,
chuvas, animais e estar na dependência de homens totalmente diferentes
de mim, minha vida na mão de desconhecidos que poderiam me abandonar
por ali e eu morreria com toda a certeza. Teria sido uma experiência
assustadora, mesmo encantada pela floresta e toda o colorido, o lindo céu
azul, o sol presente, as noites estreladas, eu teria ficado traumatizada e
isso me levaria a fixar residência na tal "Villa de São Paulo do Piratininga",
só para não ter que fazer o caminho de volta.
Viver num povoamento há 558 anos como sou atualmente:
1. Experiência incrível, mas eu com toda a certeza sentiria falta da energia elétrica, da água encanada, de fogão, chuveiro, material de limpeza.
Apenas observaria, tiraria fotos e tentaria me comunicar com os padres,
mas seria muito difícil, sem a menor dúvida.
Viver no povoamento e visitar São Paulo de hoje:
Ficaria assustadíssima, não conseguiria me comunicar e procuraria
desenhar tudo o que via, sem entender nada, nada, nada! (Dona R.)
tendo que fazer este caminho e o outro através dos costumes e dos dois
cenários diferentes.
Eu chegando de Portugal: as dificuldades oferecidas pela natureza, os
obstáculos naturais. Hoje a Serra do Mar é ao meu ver intransponível para
caminhada, imaginemos na época que esses portugueses chegaram, subi-la
para os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta já foi mais fácil do
que para João Ramalho que os guiou. Os índios estavam acostumados,
logo, conheciam as trilhas no meio da mata cerrada, mas isso também não
significa que era fácil para eles. Atingir a região de São Paulo de
Piratininga seria árduo, picadas de insetos, cansaço, subidas desafiadoras,
chuvas, animais e estar na dependência de homens totalmente diferentes
de mim, minha vida na mão de desconhecidos que poderiam me abandonar
por ali e eu morreria com toda a certeza. Teria sido uma experiência
assustadora, mesmo encantada pela floresta e toda o colorido, o lindo céu
azul, o sol presente, as noites estreladas, eu teria ficado traumatizada e
isso me levaria a fixar residência na tal "Villa de São Paulo do Piratininga",
só para não ter que fazer o caminho de volta.
Viver num povoamento há 558 anos como sou atualmente:
1. Experiência incrível, mas eu com toda a certeza sentiria falta da energia elétrica, da água encanada, de fogão, chuveiro, material de limpeza.
Apenas observaria, tiraria fotos e tentaria me comunicar com os padres,
mas seria muito difícil, sem a menor dúvida.
Viver no povoamento e visitar São Paulo de hoje:
Ficaria assustadíssima, não conseguiria me comunicar e procuraria
desenhar tudo o que via, sem entender nada, nada, nada! (Dona R.)
Fonte: http://viajamos.com.br/profiles/blogs/funda-o-de-s-o-paulo-25-de-janeiro(atividade adaptada
para fins didáticos)
para fins didáticos)
Eis os resultados em tabela:
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