sábado, 1 de dezembro de 2012

A visita ao Museu Paulista e depoimentos...

O dia chegou e fomos para o Museu Paulista, lá pudemos ver o acervo que cobre várias fases da história do Brasil. Esse museu fica no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, ele ainda é conhecido com o nome de Museu do Ipiranga. Mais detalhes sobre ele poderão ser vistos no vídeo indicado abaixo, mas com toda a certeza não substitui a experiência de andar pelos seus corredores.

Quem nunca o visitou está perdendo uma grande oportunidade.

Depoimentos após a visita:

"A primeira coisa que vimos foi a estátua de um bandeirante. Subimos a escadaria que tinha dentro de bolas, águas de rios brasileiros e logo vimos a estátua de D. Pedro I.

Visitamos também a Sala do Café que tinha fotos de escravos e objetos que usavam para torturá-los. Depois disso vimos o quadro gigante que só tínhamos visto só em fotos, o Independência ou Morte.

Vimos também a maquete da velha cidade de São Paulo e a do museu." (S.G.)


" Dia 5 de setembro, os alunos do 5º ano foram ao Museu Paulista ou Museu do Ipiranga. Eu aprendi muitas coisas e me diverti muito.

Eu vi um monte de coisas, por exemplo, as armas e roupas dos homens. Eu ouvi um monte de histórias e aprendi muito.

Eu aprendi que o Museu ia ser maior, mas não tiveram dinheiro para terminá-lo.

Agora eu entendo porque a Independência é importante e não uma coisa que a gente não precisa aprender." (A.P.)

"Eu vi muitas coisas interessantes, águas de rios brasileiros diferentes, quadros de pessoas que viveram na época da Independência, a sala do quadro Independência ou Morte que também tinha cabelos de princesas, vi também uma maquete da cidade de São Paulo.

O que eu mais gostei de ver foi o quadro Independência ou Morte e os cabelos das princesas, eu achei muito interessante." (M.E.)

"No passeio ao Museu Paulista nós aprendemos várias coisas sobre a História do Brasil, por exemplo, os bandeirantes ameaçavam os índios para saber onde estava o ouro, que neste caso estava em Minas Gerais.

Nós também aprendemos o que eles faziam com os escravos. Os donos dos escravos os torturavam com aparelhos que faziam eles ficarem em horríveis posições ou lhe davam muita dor.

Outra coisa que achei interessante foi ver as águas de diversos rios do Brasil. Mas a melhor foi o quadro Independência ou Morte." (P.E.)

"Quando chegamos ao Museu, entramos e fomos ver a estátua de D. João VI. O Museu é grande e tem muitas escadas. Vimos as águas dos rios brasileiros e os cabelos de várias princesas. Depois vimos o quadro Independência ou Morte.

Eu aprendi sobre tudo que faziam naquela época, foi muito interessante para eu ver tudo aquilo." (P.F.)

"No dia 5 de setembro fui visitar o Museu Paulista. Nós vimos o quadro de D.Pedro I e vimos a maquete de São Paulo. Nós vimos também carros antigos, pinturas e estátuas.

No segundo andar vimos notas de dinheiro e fios de cabelos.

Nesse passeio eu aprendi como São Paulo é grande comparado com antigamente." (L.E.)


“O Museu Paulista é um monumento que temos em nosso país, ele conta sobre a história do Brasil.

Um desses exemplos é o quadro Independência ou Morte, que mostra o momento do Grito do Ipiranga por Dom Pedro, mesmo não tendo acontecido daquele jeito ainda é um momento muito importante para o povo brasileiro, dia 07 de setembro de 1822, a data que o Brasil parou de ser colônia de Portugal.

Vimos também as armas que usavam naquele tempo, a escadaria que tem as águas dos rios brasileiros.

A visita a este museu me deixou muito orgulhoso do meu país, Brasil!” (C.P.)

“Quando entramos no museu nós vimos grandes estátuas e uma escadaria grande com as águas de rios brasileiros.

Na parte de cima na frente da escadaria tinha uma sala com o grande de Dom Pedro gritado “Independência ou morte”, que é o nome do quadro. Na sala do quadro tinha cabelos de princesas e um capacete de Dom Pedro.

A última sala que entramos explicava sobre a mineração e sobre os escravos.” (G.C.)

“Eu adorei o passeio ao Museu do Ipiranga porque eu aprendi muitas coisas que eu não sabia sobre o dia da Independência do Brasil.

Eu também aprendi sobre todas as águas dos rios brasileiros e sobre os diferentes tipos de armas que usavam naquela época.” (E.C.)

“Quarta-feira, dia 5 de setembro o 5º ano foi ao Museu Paulista.

Quando chegamos lá, tomamos um lanche e depois fomos para dentro do museu. Meu grupo viu as águas de vários rios brasileiros, o quadro Independência ou Morte de Pedro Américo.

Visitamos várias salas que tinham quadros e objetos antigos, visitamos uma sala que tinha a maquete da cidade de São Paulo.

Eu adorei ir ao Museu Paulista porque eu aprendi várias coisas sobre ele e sobre a Independência do Brasil.” (I.C.1)

“No passeio ao Museu Paulista, eu consegui ver as águas de rios diferentes que fizeram parte da história do Brasil.

Vi também cabelos de rainhas e princesas que fizeram parte da história do Brasil.

Vimos também o quadro Independência ou Morte, onde Dom Pedro está gritando “Independência ou Morte.” (Z.H.)

“No dia que eu fui para o museu eu vi quadros de diferentes tamanhos, vi também objetos da história do Brasil e armas do tempo da Independência. Eu fiquei muito triste quando voltamos para a escola porque tinha acabado o passeio.” (F.C.)

“Na nossa visita ao Museu Paulista nós vimos e conhecemos coisas muito interessantes! Como uma maquete de São Paulo, os cabelos e mechas de princesas de antigamente, roupas e estátuas.

Nós tembém aprendemos sobre a época da escravidão e como as pessoas tratavam os escravos como animais.

A gente tinha um monitor para nos informar sobre as coisas que estávamos vendo e nós aprendemos muito com a visita.” (V.J.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário